top of page
PATIOVERDE_DIGITAL (78 of 83).jpg

Quem somos - O Pátio Verde

 

 

O Pátio Verde surgiu do encontro entre as paixões de duas irmãs - educação e saúde. Aqui, entendemos a saúde como o resultado do equilíbrio entre os 5 Pilares do  Estilo de vida: Alimentação, Movimento, Pausa, Conexão e Propósito. Nossas inspirações são a Saúde Integrativa, Medicina do Estilo de Vida e estudos atuais sobre o envelhecimento, como o Projeto Blue Zones.

Com o objetivo de promover qualidade de vida e bem estar, trabalhamos com foco na educação construída a partir de três bases: informação, experiência e convivência. Queremos te auxiliar na realização de escolhas mais conscientes e livres no dia a dia, promovendo mudanças em direção a um estilo de vida de mais equilíbrio e saúde!

Pátio Verde JPEG.jpg
PATIOVERDE_DIGITAL (39 of 83)_edited.jpg

Luciane Nardi Comunello

Sócia Fundadora

Médica (pela UFRGS), com residência médica em Dermatologia (CRM 25771), especialidade em que tem atuado nos últimos 20 anos. Apaixonada pelo cuidar e por espalhar saúde integral e integrada pelo mundo, nos últimos anos foi buscar formação complementar, realizando um Curso de Pós-Graduação em Saúde Integrativa pelo Instituto Albert Einstein e uma Formação em Ayurveda pela escola Yoga Brahma Vidyalaya, além da Formação Internacional em Health & Wellness Coaching (Carevolution e Wellcoaches). Tem trazido seus aprendizados para a facilitação da mudança de estilo de vida em direção a uma vida mais saudável. Atualmente, é membro do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida (CBMEV).

Um pouquinho de Luciane - por Luciane

Pensando na minha história, o cuidar já estava presente na minha vida desde cedo. Fui a segunda de sete irmãos, o que me colocou na posição de cuidadora muitas vezes, por ser uma das mais velhas. Contando histórias e brincando de cuidar, minhas paixões da infância foram as bonecas e os livros! Tudo isso, mais tarde, provavelmente influenciou a minha escolha por estudar medicina na faculdade: o gosto por cuidar e aprender.

Fiz faculdade na década de 90 e, já naquela época, a saúde estava bastante especializada e, por isso, também muito dividida. Cada especialista cuidando de uma parte do corpo, poucos se preocupando em enxergar as pessoas como um todo, integrar informações, sinais e sintomas. Me formei. Escolhi uma especialidade. Mas, nunca deixei de tentar entender e olhar os pacientes de uma forma mais integral e integrada. Gostava dos atendimentos ambulatoriais, de orientar as pessoas, de trabalhar mais com saúde do que com doença. 

Nos últimos anos, querendo entender mais as correlações no processo de adoecimento, fui buscar outros conhecimentos, com o estudo de medicina integrativa, ayurveda, medicina do estilo de vida, nutrição e metabolismo. Sigo estudando, na tentativa de olhar para o meu paciente inteiro e poder ajudar mais. Acredito que as doenças são desequilíbrios que ocorrem por predisposição - genética e constitucional -, somada ao estilo de vida que levamos. Se pudermos, além dos tratamentos necessários, trabalhar com educação em saúde, refletindo com nossos pacientes sobre a sua forma de viver, acredito que estaremos entregando a todos o melhor da prevenção, da cura e do bem estar (mesmo frente a uma doença crônica). 

É assim que me vejo médica hoje em dia: trabalhando com promoção de saúde, com orientação e educação, sempre na intenção maior de cuidar, com respeito e acolhimento, para levar saúde ao maior número de pessoas ao meu redor. E dessa forma contribuo para o Pátio Verde, promovendo conhecimento e reflexão, que levem a mudanças no estilo de vida, rumo à uma longevidade saudável. 

PATIOVERDE_DIGITAL (47 of 83)_edited.jpg

Luciele Nardi Comunello

Sócia Fundadora

Psicóloga (pela PUCRS - CRP 07/14652), tem sido buscadora das (re)conexões entre corpo, a mente e o ambiente, e de como elas atuam para um completo estado de bem estar físico, psíquico, social, ambiental e espiritual. Com uma trajetória bastante interdisciplinar, com Mestrado em Psicologia e Doutorado em Educação (ambos pela PUCRS), com estágio em um Departamento de Antropologia Social (University of St. Andrews - Escócia) pesquisou o potencial de comunidades ecológicas na promoção de uma cultura de saúde e sustentabilidade. Atualmente, tem se dedicado a atuar e pesquisar sobre Práticas Integrativas e Complementares na promoção da Saúde e processos de facilitação de grupos. 

Um pouquinho mais de Luciele - por Luciele

É curioso olhar para trás e buscar conectar os pontos de uma história que nos conduziu ao momento em que estamos… Acredito que ser a quarta filha de sete, irmã do meio, foi a semente do meu encantamento pela vida em grupo, em comunidade. Amante do conhecimento e fascinada pelo ser humano, decidi cursar Psicologia e nunca fui capaz de ver-me em nenhum outro curso. Contudo, ao longo da minha formação, sentia falta de um olhar mais integrado para a relação do corpo e da mente, que no pensamento ocidental (e na ciência moderna) foram historicamente separados, fragmentados nas diferentes áreas do conhecimento. Foi na prática de Yôga e, mais tarde, como instrutora, que encontrei na filosofia oriental algumas pistas para a construção de um olhar mais integrado, do qual sentia falta na época da minha formação. 

O mergulho na senda do autoconhecimento, que se iniciou bastante cedo, me fez mais tarde integrar as questões ambientais nessa equação, porque compreendi que quanto mais aprofundava o olhar para dentro, mais ampliava meu olhar para fora (são dois lados da mesma moeda). Foi então na pós-graduação que me dediquei a estudar as questões ambientais e nossa relação com o ambiente - como o afetamos e como somos afetados por ele, como nos tornamos o que somos a partir da relação com o que nos rodeia e os diversos níveis de interação que podemos estabelecer com o mundo ao nosso redor. Encontrei na Psicologia Ambiental amparo para essas questões que me inquietavam. 

As pesquisas no campo ambiental me levaram a uma experiência intensa de aproximadamente dois anos em comunidades ecológicas, buscando compreender sua visão de aprendizagem, de relação (consigo, com o outro e com o planeta) e como são capazes de desenvolver uma cultura voltada para a saúde (individual e planetária) e para a sustentabilidade (também em suas diversas dimensões). Esta experiência certamente afetou o meu olhar para a saúde, para a comunicação, para a convivência e dos processos complexos que nos levam a ser como somos.

Atualmente, tenho me dedicado ao trabalho com grupos e ao estudo e atuação de Práticas Integrativas na promoção de saúde! Essa é a minha contribuição ao Pátio Verde, sempre buscando a (re)conexão entre corpo-mente-ambiente nas nossas relações conosco mesmos, com os outros e com o ambiente com o qual vivemos.

bottom of page